Território

wm7t2vcaosjei3caizzmblcaqp2o1ycae0qkqlcappta2tcamtbbvsca66cl1fcap6jiwhcakpu79tcayw3wg3ca0d8n93cankk0mucaxi3wypcaqmy40ocaicysf4ca66pdrhcahqy5kxcakc96ie.jpg 
 

O território de Timor Leste é constituído pela metade oriental da ilha de Timor, a ilha de Atáuro, a norte da costa de Díli, o ilhéu de Jaco, no extremo leste, e o enclave de Oecussi-Ambeno , na costa norte do território indonésio a menor e a mais oriental das ilhas do arquipélago malaio. O total do território perfaz uma área de aproximadamente 15 mil km², possui uma população estimada em quase 955 mil habitantes, com uma média de 5 habitantes por família, e tem por capital a cidade de Díli. O clima é quente e húmido, ameno nas montanhas e extremamente chuvoso, os seus aspectos físicos são:  constituída por rochas antigas, Timor se caracteriza por montanhas escarpadas no interior, mais altas do lado Oeste. As altitudes são inferiores a 3.000 m; o pico mais elevado é o Romelau, com 2.972 m. A vegetação caracteriza-se pela abundância de sândalos, coqueiros e eucaliptos.

 

 

Conhecido como Timor Português, foi uma colónia portuguesa até 1975, altura em que foi invadido pela Indonésia. Permaneceu considerado oficialmente pelas Nações Unidas como território português por descolonizar até 1999. Foi, porém, considerado pela Indonésia como a sua 27.ª província com o nome de “Timor Timur”. Em Agosto de 1989, cerca de 80% do povo timorense optou pela independência em referendo organizado pela Organização das Nações Unidas. A língua mais falada em Timor-Leste é o tétum. Depois desta pequena introdução histórica importa falar da sua moeda mais propriamente. A moeda utilizada são os centavos.

  • A moeda de 1 centavo (de cor prateada, em aço niquelado, com 17 mm de diâmetro, 2,15 mm de espessura e 3,1 gramas de peso) retrata um nautilus (nome científico: nautilus pompilius), um molusco que vive a cerca de 600 metros de profundidade. A sua utilização nas moedas de Timor Leste pretende chamar a atenção para a necessidade da preservação dos recursos marinhos daquele país.

 

  • A moeda de 5 centavos (de cor prateada, em aço niquelado, com 18,75 mm de diâmetro, 2,15mm de espessura e 4,1 g de peso) representa o arroz (oryza sativa). Com ele pretende-se chamar a atenção para a necessidade de providenciar alimentação para todos os timorenses, nomeadamente os mais pobres.

 

  • A moeda de 10 centavos (de cor prateada, em aço niquelado, com 20,75 mm de diâmetro, 2,15 mm de espessura e 5,2 g de peso) representa um galo timorense, usualmente utilizado num dos mais típicos jogos de Timor Leste, o combate de galos. A sua representação é uma homenagem à cultura timorense mas também à determinação do povo do nosso país na luta pela Independência.

 

  • A moeda de 25 centavos (de cor dourada, em latão-níquel, com 21,25 mm de diâmetro, 2,3mm de espessura e 5,85g de peso) retratam um beiro utilizado na pesca artesanal. Pretende-se com a sua inclusão chamar a atenção para a necessidade de utilizar economicamente os recursos marinhos mas de uma forma que simultaneamente os preserve para as gerações futuras. Ao mesmo tempo chama a atenção para a necessidade de uma maior diversificação da dieta alimentar do nosso povo de modo a que ele melhore o seu estado de saúde.

 

  • Por fim, a moeda de 50 centavos; de cor dourada, em latão-níquel, com 25 mm de diâmetro, 1,9 mm de espessura e 6,5 g de peso) representa a principal riqueza agrícola do nosso país, o café (coffea arabica). Ao incluir esta moeda pretende-se realçar a riqueza resultante da exportação deste produto quer para o país quer para os seus cultivadores. É igualmente uma homenagem aos cerca de 75% de timorenses que vivem nas zonas rurais de Timor Leste e que, na sua maioria, dependem da agricultura.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C3%B5es_de_Timor-Leste

http://nunoconde8.wordpress.com/2007/02/28/timor-leste/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: